segunda-feira, janeiro 26, 2009

A Armadilha da Liquidez


Já sabemos que todos os exageros de quase duas décadas deram origem ao desastre do crédito, aos problemas bancários globais que atingiram o cerne de todo o sistema financeiro, tal como o conhecemos. Toda essa crise de enorme magnitude está a propagar-se pela economia mundial, de um modo rápido e profundo.

É tempo de se continuar a deitar mão de todo o arsenal de incentivos à procura e de apoio aos agentes económicos, sejam empresas ou particulares.

Mas os apoios têm um óbvio limite e o tempo parece jogar a favor desta recessão global ainda em desenvolvimento. É aqui que importa ponderar o que o futuro nos pode reservar em termos de agravamento da situação e dos meios para lhe fazer face.

Tenciono abordar com frequência, nos próximos tempos, os aspectos ligados à liquidez (ou falta dela) e aos seus correspondentes riscos, que constitui actualmente o maior problema real de todo o sistema. A chamada “armadilha da liquidez” está completamente na ordem do dia, no sentido de se conhecer até que ponto esta crise (recessão ou depressão, é cedo para o sabermos) pode ainda ser combatida por instrumentos ligados à circulação da moeda, devidamente orientada para os grupos económicos que têm maior propensão ao consumo.

A Bolsa vai continuar a ser o reflexo, ou o espelho, de tudo isto.
Powered By Blogger