segunda-feira, janeiro 14, 2013

Sistema de Trading para o Facebook


As ações do Facebook (FB) são actualmente muito desejáveis para negociação. Com efeito, ainda estamos no período pós-IPO, com o desbloquear crescentes das suas acções que vão chegando em ondas ao mercado e a volatilidade do seu preço é relevante.

Embora, pessoalmente, eu ache que o FB pode proporcionar no futuro um investimento de longo prazo,  a sua negociação actual deve ser activa e baseada em sinais de compra e venda.

A evolução de cotações desta acção tem sido bastante adequada à utilização dos seguintes três indicadores:

1. Slow Sthocastic Oscillator com16 períodos (k=16, sem linha de sinal, adaptado ao pouco tempo de mercado do FB). Considero sinais de compra ou venda os movimentos acima ou abaixo dos 50%.
2.  Money Flow Index, que combina momentum e volume, como indicador de expectativa bull ou bear conforme está acima ou abaixo da linha central.
3. Percentage Price Oscillator, com sinal de compra quando a mais pequena média móvel está acima da maior e com sinal de venda na situação contrária.

clicar para aumentar

Chart courtesy of StockCharts.com at http://stockcharts.com.

O preço da IPO foi de 38, o que constitui, de acordo com o andamento das cotações, uma muito forte resistência. Penso que, de qualquer modo, esse valor será novamente alcançado mais tarde ou mais cedo, não apenas pela volatilidade mas especialmente pelo crescimento e lucros apresentados pelo FB.

Por outro lado, a zona próxima de 25 é agora um suporte fortíssimo atendendo a que depois do inicial sell-off esse valor só foi quebrado em baixa depois de várias tentativas muito agressivas. Aliás, a sua posterior quebra na subida foi igualmente concretizada com extrema dificuldade.

A minha posição actual é de compra desde 25 de Outubro passado (efectuado a 22,70), atendendo a que os três indicadores têm de dar o mesmo sinal para uma posição ser concretizada, o que só aconteceu para dar confirmações de sinal de compra.

Actualmente, o título continua acima da EMA50, o que é um dado bullish, mas está já algo sobrecomprado, pelo que não é de admirar a actual correcção.

quarta-feira, janeiro 09, 2013

Dados Importantes


Ontem, o Banco de Portugal divulgou números de Novembro comparados com Outubro de 2012: o crédito concedido às empresas diminuiu, pelo 14º mês consecutivo, em 460 milhões de euros  fixando-se em 106.672 milhões de euros  (cerca de 10% do total é de cobrança duvidosa); o crédito concedido aos particulares desceu, pelo 9º mês seguido, em 517 milhões de euros situando-se agora em 134.407 milhões de euros.

Também ontem, o INE deu conta da variação homóloga de -5,9% em Novembro (0,4% em Outubro) do Índice de Volume de Negócios da Indústria. Os índices de emprego e de remunerações pagas na indústria sofreram reduções homólogas de 4,4%.

Hoje mesmo, o INE divulgou que o índice de novas encomendas recebidas pelas empresas industriais diminuiu 5,0% em novembro (redução de 5,2% no mês anterior). O índice relativo ao mercado nacional apresentou uma variação de -15,0% (-16,3% em outubro), enquanto as encomendas vindas do mercado externo registaram um crescimento de 2,2% (3,0% no mês anterior).


quarta-feira, janeiro 02, 2013

Atenção aos números!


Depois de longa ausência, volto agora a este espaço que se foi mantendo bem vivo com as actualizações permanentes e automáticas dos diversos gráficos e outras informações de interesse.

Neste mundo cada vez mais globalizado, é altura de voltar a publicar periodicamente o índice de aversão ao risco que, na prática, é um grande indicador do sentimento dos agentes económicos e dos mercados em geral. Veremos como a realidade se apresenta.

Powered By Blogger