segunda-feira, janeiro 27, 2014

As Fraquezas da Economia Mundial


A economia mundial treme facilmente. Agora foram as notícias de fraqueza nas manufacturas chinesas que provocaram ondas de choque com receio de fraco crescimento económico. As divisas que mais sofreram foram o peso argentino, a rupia indiana, a lira turca e o rand sul-africano. Mas também andou por aqui hot money a retirar os lucros. E se o FED continuar a diminuir (mesmo lentamente) os estímulos à economia os reflexos podem ser negativos. O Ouro pode ter aqui a viragem que é esperada por muitos.

segunda-feira, janeiro 20, 2014

O Ouro está numa fase complexa


O Ouro tem um ETF - o GLD (ver gráfico), que é transaccionado como se fosse uma acção e que replica a performance daquele metal precioso. A sua evolução tem fraquejado continuamente desde o top efectuado em Setembro de 2011 a 185.85, depois de muitos anos de sólido e forte bull market. Nos últimos seis meses registou três mínimos próximos de 114.50, valor que passou a ser um suporte decisivo.
 clicar para aumentar


Chart courtesy of StockCharts.com at http://stockcharts.com

Na minha opinião, é assim que a situação actual tem que ser enquadrada: se o preço a que o GLD está a negociar ultrapassar o último lower high (122.32) mantendo-se acima da EMA(50), a situação fica positiva. Se tal não acontecer e o suporte de 114.50 for quebrado em baixa, isso será bastante bearish e continuarão as descidas.

domingo, janeiro 19, 2014

Ainda há crise


A crise de 2007/2008 teve origem financeira, nomeadamente em operações de grande risco produzidas pelos bancos e cujos reflexos negativos se sentiram fortemente na economia global. O perigo ainda não passou, longe disso. Para o confirmar, temos agora um estudo efectuado por um investigador alemão e um académico norte-americano que refere que os bancos europeus apresentam necessidades de capital na ordem dos 767 mil milhões de euros, com os bancos franceses e alemães a registarem os piores resultados. 

Este estudo cobriu 109 bancos da Zona Euro, deixando de fora as instituições financeiras de menor expressão. Para além disso, não existe um estudo actualizado sobre os bancos do Estados Unidos e muito menos sobre a banca dos países dos outros blocos mundiais, certamente ainda mais frágeis.

sábado, janeiro 18, 2014

Um blog para dar opiniões úteis



Comecei este blog há muitos anos com a intenção de o actualizar numa base quase diária. No entanto, uma série de razões têm impedido que cumpra esta minha intenção … até agora. A partir de hoje haverá muito conteúdo adicional. Pode tratar-se de uma pequena análise de uma empresa, de um artigo de opinião financeira, de um comentário sobre um qualquer aspecto económico com importância global ou nacional ou, enfim, uma simples opinião sobre literalmente qualquer coisa relacionada com o mundo financeiro.


Quero destacar um aspecto fundamental. Vou dar cada vez mais importância às necessidades de informação das pessoas. Sejam pequenas ou grandes questões, espero abordar assuntos que sejam relevantes para o dia-a-dia de quem aqui vem. Estou a preparar novidades sobre tudo isto e, a seu tempo, gostaria de contar com o vosso feedback.

Powered By Blogger